segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Visita à UFRGS

UFRGS projeta a "casa sustentável"






Tijolo de cerâmica foi o material escolhido para as paredes
O protótipo de habitação popular desenvolvido pelo Núcleo Orientado à Inovação na Edificação (Norie) da Escola de Engenharia da Universidade Federal do RS (Ufrgs) está em fase de acabamento. A casa, localizada no campus do Vale, tem 46 metros quadrados (dois quartos, sala, cozinha e banheiro) e foi planejada dentro de um conceito de sustentabilidade, com baixo impacto ambiental e padrão de qualidade muito superior ao normalmente encontrado em moradias populares.
O coordenador do projeto, o engenheiro Miguel Sattler, explica que os componentes da casa criam um novo paradigma para habitações populares. Construída com recursos da Caixa Econômica Federal e do Finepe, tem custo aproximado de R$ 10 mil só em material. A idéia é que a mão-de-obra seja do próprio morador, em processo de mutirão, o que reduz substancialmente as despesas, salienta. Ele frisa que o protótipo foi construído por alunos da Engenharia da Ufrgs.
Com paredes de tijolos à vista e aberturas com madeira de eucalipto tratada sem produto tóxico, a casa inclui, entre outros itens, aproveitamento da água da chuva, coletor solar, esgoto tratado no local - gerando efluentes menos agressivos ao meio ambiente - e sistema de ventilação. Conforme Sattler, a preocupação é aliar menor impacto ambiental ao aspecto estético e ao conforto. Se for construído um conjunto habitacional com moradias como essa, será possível aproveitar até lixo e resíduos coletivos como fonte de energia.
O protótipo da Ufrgs utiliza tijolos de cerâmica, por questão ambiental e porque há duas mil olarias no RS. O uso do tijolo comum em projetos de habitação popular gera grande número de empregos. Segundo o supervisor técnico do setor de Sistemas Construtivos Inovadores da Gerência de Desenvolvimento Urbano da CEF, Nélson Eltz, as universidades criam alternativas de moradia com sistemas inovadores que visam a sustentabilidade para futuros empreendimentos.

Datado: 02/06/2003
Fonte: Correio do Povo retirado de : http://www.ibps.com.br


A nossa pesquisa para o Campeonato de Robótica FLL foi um “Secador Econômico”, o qual consistia em reaproveitar a água da chuva para abastecer as caixas de descarga do banheiro, assim como, gerar energia, através de um dínamo, energia esta que seria armazenada e utilizada para o funcionamento do secador de mãos. Como após o campeonato percebemos que a pesquisa não havia abordado, como tema central, o uso de energias alternativas e estava mais focada no consumo racional da água, resolvemos fazer esta visita à UFRGS para repensarmos a pesquisa caso resolvêssemos participar do Campeonato de Canoas. Começamos com uma pesquisa na internet e encontramos esta “casa sustentável”(reportagem acima). Entramos em contato com o Professor Miguel Sattler que, após ouvir nossos argumentos para a visita, nos indicou o Professor Arno Krenzinger o qual trabalha no Laboratório de Energia Solar . No dia 10/12/07 fomos ao Campus do Vale, da UFRGS, para realizar a visita. Neste dia o Profº Arno Krenzinger e o Engenheiro César Massen Prieb nos receberam. O Profº Arno vez uma apresentação das atividades desenvolvidas no Laboratório. Como exemplos de protótipos montados e utilizados em pesquisas e aulas de demonstração eles trabalham com:
• Central fotovoltaica conectada à rede, com 4,8 kWp;
• Gerador de vapor por energia solar, com espelhos parabólicos de 8 m de comprimento e com equipamento de controle;
• O prédio sede do Laboratório de Energia Solar pode ser considerado um protótipo da utilização da energia solar passiva no conforto térmico de edificações;
• Máquina produtora de gelo por ciclo de absorção água-amônia com capacidade de 100 kg/dia;
• Conjunto de coletores tipo CPC com 20 m2 para produzir calor para a máquina de gelo;
• Sistema de secagem de grãos por energia solar;
• Sistema de aquecimento de água com energia solar;
• Pequena instalação fotovoltaica autônoma (500 Wp).

Após ele nos explicou o que é uma célula e módulos fotovoltaicos, nos falou dos estudos que estão sendo desenvolvidos no laboratório e nos mostrou o próprio laboratório que é abastecido por energia solar. Também tivemos oportunidade de visitar a “casa sustentável” que fica ao lado do laboratório.





Prof. Arno Krenzinger
Professor orientador de bolsistas de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Responsável pela cadeiras de Materiais Elétricos, Introdução à Radiação Solar, Energia Solar I e Energia Solar Fotovoltaica.
Engenheiro César Massen Prieb
Engenheiro Eletricista - Mestre em Engenharia. Pesquisador em equipamentos térmicos e fotovoltaicos. Responsável pelo setor de instrumentação do Laboratório.


Alguns alunos da C30 que estiveram na UFRGS